No sábado, dia 14 de dezembro de 2019, o evento Natal Metálico, que reúne bandas de heavy metal autoral de Santa Catarina e causa beneficente, comemorou 20 anos de estrada em Balneário Camboriú. O evento ocorreu no Open Bar Music & Art, organizado por Fabiana Langaro Loos e Klaus Peter Loos, com a participação das bandas Perpetual Dreams, Syn TZ, Steel Warrior, Red Razor, além da presença do VJ Metal.

Texto Fabi Loos

O Natal Metálico beneficente (Divulgação/Open Bar)

Não foi fácil, tratando-se de Heavy Metal, nunca é, mas com suor, dedicação, persistência e principalmente amor ao estilo, o evento chegou tão longe. E nada se deu sozinho, mas sim, com a ajuda de todos pelo caminho, casas de shows, amigos, apoiadores, bandas e, principalmente, o público que sempre entendeu a proposta de unir Heavy Metal, festa e a ajuda aos necessitados.

Publicidade

O Natal Metálico teve sua primeira edição em dezembro de 2000, no Armazém Bar, com o apoio de Roberto Souza Junior e seu filho Roberto Souza Filho, atualmente vereador da nossa cidade. Também teve grande apoio do Baby, na época, gerente do Baturité e proprietário de uma casa noturna em Porto Belo, além de outros patrocinadores das cidades de Balneário Camboriú, Brusque e Itajaí.

A ideia sempre foi reunir os headbangers de Santa Catarina em uma confraternização de final de ano, com bandas autorais catarinenses, além de ajudar uma instituição social. No primeiro ano e, por alguns anos seguintes, o evento colaborou com a Casa da Criança, inicialmente, arrecadando brinquedos e, em seguida, alimentos, o que acontece até hoje. Várias instituições já foram beneficiadas, entre elas, o Lar dos Velhinhos, a Casa da Criança e, desde 2018, a SOS Vidas BC.

Gilson da SOS VidasBC e Fabi Loos, entregando a doação (Foto Klaus Peter Loos)

A SOS Vidas BC é uma Casa de Restauração que auxilia moradores de rua e famílias carentes da cidade, através da colaboração de toda a comunidade por meio de doações de roupas, calçados, cobertores e alimentos. É uma ação social que tem como foco ajudar pessoas de baixa renda. De segundas a sextas-feiras, famílias, moradores de rua, trabalhadores, mulheres e crianças têm a oportunidade de receber uma refeição digna e saborosa no restaurante comunitário localizado na Rua Monte Evereste, 357.  E qualquer doação pode ser realizada no ponto de coleta da Rua 2.970, 330, sob a responsabilidade de Gilson (47 98853-7520) e Amanda (47 99658-2195). Todas as pessoas podem colaborar, não necessariamente através de um evento, mas toda doação é de primordial importância para que muitas pessoas possam ter uma situação mais confortável em seu dia a dia.