Essa época remete a presentes e decoração, e a artesã Débora Tarantino consegue unir as duas coisas com seu trabalho: as kokedamas. 

Kokedama é uma técnica japonesa de amarração que significa musgo (koke) + bola (dama), e nessa bola de terra e substratos ela planta diferentes espécies, cada qual com sua graça. Podem ser mantidas em pratos, suspensas ou suportes diversos e a manutenção varia conforme a planta. “As suculentas por exemplo, podem ser molhadas apenas uma vez por semana, já outras espécies, conforme a necessidade, mas basta colocá-las dentro de um balde com água por uns cinco minutos”, ensina Débora, que diz que cada planta vai mostrar o cuidado que necessita: mais sol, mais sombra, mais água, menos vento. “É um exercício de observação e prática”.

No jardim das kokedamas, que é sua casa e seu atelier na praia do Estaleiro, Débora já plantou orquídeas, flores de maio, suculentas, pimentas, alecrim, lavanda, lírios, e outras espécies de plantas, diversificando as opções para todos os gostos. Recentemente, ela decorou uma festa inteira com os arranjos, que são versáteis, fáceis de manusear e trazem um charme especial a qualquer ambiente.

Publicidade

Contatos via whatsapp 47 99654 1201, ou @deboratarantino (instagram).