Por Sara Bonfim

Uma reflexão, já que se aproxima o Natal:

Publicidade

O cristianismo entrou em cena no início da Era de Peixe, há cerca de 2.000 anos, e seu símbolo é o peixe. O peixe também era utilizado como um código para os primeiros cristãos se reconhecerem.

Se analisarmos bem o desenho, veremos que o peixe tem uma semelhança imensa com a vesica piscis, um símbolo com grande significado na geometria sagrada. A vesica faz exatamente o desenho da vagina e está intimamente ligada aos cultos de fertilidade pagãos. Ela mostra o nosso poder de co-criar a realidade, de como a vagina que dá origem à vida, gerarmos a nossa própria vida também. Em muitas imagens sacras, Jesus está dentro da vesica, fazendo diretamente esta alusão.

É também uma maneira de falar do princípio feminino, cada vez mais evidente como uma forma de se reconstruir um mundo onde vemos a negatividade ainda tão vasta. Após anos de patriarcado, tanta violência e desigualdade, entendemos que precisamos de mais amor. Que precisamos nos reintegrar à natureza para sentirmos que pertencemos a este mundo. E para a mulher, que tem um ciclo menstrual como o ciclo da lua, que é capaz de gerar a vida, esta conexão é muito mais evidente.

No tarot, o naipe de espadas traz a vesica. Este naipe fala da mente, do que estamos pensando, do elemento ar. Como a vagina que dá a luz, a mente tem o mesmo poder. É a mente que começa a criar a realidade que queremos viver, seja ela de luz ou sombra. Também vemos a vesica piscis no arcano maior O Mundo. Último arcano do tarot, ele mostra o ser humano reintegrado à sua essência divina. Neste arcano, ele conquista o mundo porque reconquistou sua unidade. Masculino e feminino estão em perfeita harmonia, eles são um só.

Jesus já deixou a dica, quem sabe agora, milhares de anos depois, a humanidade realmente comece a entender.

Sara Bonfim é terapeuta, imagista e locutora. Faz atendimentos de tarot e apometria (presenciais e on line). No podcast “Tarot e Autoconhecimento com Sara Bonfim”, (Spotify) traz previsões semanais e outros assuntos relacionados. Acompanhe também via Instagram @bonfim.sara.
@bonfim.sara (Instagram)
tarot e autoconhecimento (spotfy)